sexta-feira, 19 de agosto de 2016

19 de agosto: Hoje é o dia mundial da Fotografia!


Eu comecei a relembrar, pesquisar, reassistir documentários que eu amo de fotógrafos de todo canto para juntar as ideias e escrever um texto em homenagem à essa linda arte, porém tem tanta coisa e tanta gente interessante que resolvi juntar algumas definições e colocar aqui.

A fotografia é o instante imperceptível pelo olho humano...

É Emoção...

É a entrega sensorial, emocional ao momento e à imagem...

Ela imortaliza algo que deveria ser passageiro...

Mas aí percebi que se eu fosse citar todos, isso renderia páginas e páginas então por que não voltar às origens e: olhar no dicionário!!!
Nunca tinha procurado a definição exata de fotografia e agora que consegui comprar meu HOUAISS maravilhoso, aproveitei a oportunidade, claro!

Fotografia = arte ou processo de reproduzir imagens sobre uma superfície pela ação de energia radiante, esp. a luz.
Gente, dá pra ter definição mais linda?  <3 Ela é simplesmente radiante!

Vendo e lendo sobre a fotografia, relembrando as minhas próprias que não são muitas, mas já trazem uma boa bagagem de memórias e momentos, percebi que seria inviável postar nomes importantes da história da fotografia ou até mesmo selecionar minhas favoritas nesse mar de tantos talentos e inspirações.

A fotografia é uma das poucas coisas que me faz parar tudo, prende meu olhar, prende meu pensamento e pode afogar ou libertar meu coração.

Uma pessoa não precisa fotografar e nem ter interesse em aprender a fazê-lo, mas eu acho difícil existir alguém no mundo que nunca tenha ficado inspirado, impressionado ou chocado após ver uma foto, independente da mensagem que essa foto tenha deixado. Dos terrores das guerras, aos amores da vida e as belezas do mundo. Ela simplesmente tem o poder de tirar nosso fôlego.

Então, deixo uma última frase que, para mim, define bem como a fotografia é a mais pura arte de capturar a vida ao nosso redor ou como um certo alguém diria: é alcançar aquele instante decisivo, quando se alinha a cabeça, o olho e o coração.

“A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar as luzes” Henri Bergson.



 E para não passar batido, escolhi uma foto minha que eu gosto muito, pela memória que ela traz
"Índia e seu Rio Negro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário